Home > Educação Escolar Indígena > Fortalecimento e autonomia dos povos indígenas

Definições de estruturas de funcionamento das escolas

Definições de estruturas de funcionamento das escolas

Situação em Setembro de 2015

Etnia

Estrutura de funcionamento das escolas no PPP

Arara

n/d

Arara da Volta Grande do Xingu

n/d

Araweté

n/d

Assurini

O PPP estabelece uma divisão do Ensino Fundamental em três ciclos, com a duração de três anos cada um (2400 horas). O terceiro ciclo ainda não está funcionando. Também há Ensino Infantil com alunos de 4 e 5 anos e duração de dois anos.

Juruna

n/d

Kararaô

n/d

Kuruaya

n/d

Parakanã

O PPP divide o Ensino Fundamental em 5 ciclos. O primeiro, para crianças de 4 a 5 anos, ocorre basicamente em língua Parakanã. Do 2º ao 5º ciclo o ensino é bilíngue, em Parakanã e Português. O 6º ciclo, equivalente ao Ensino Médio, seria inteiramente em Português.

Xikrin

n/d

Xipaya

O ensino na escola Xipaya está dividido em três ciclos. O primeiro, de dois anos (crianças de 4 a 5 anos, 1600 horas) complementa a educação recebida em casa pelas crianças, com uma formação voltada para a cultura do povo Xipaya. O segundo ciclo (6, 7 e 8 anos) se divide em 3 anos num total de 2400 horas, e corresponde ao início da alfabetização. Esta se dará em português até que os Xipaya retomem o uso cotidiano de sua língua materna. O terceiro ciclo (2 anos,  1600 horas), para crianças de 9 e 10 anos, completa a alfabetização e aprofunda conhecimentos nos outros componentes do currículo.

 

n/d: não disponível (o povo não possui PPP publicado até setembro de 2015).