Definições de estruturas de funcionamento das escolas
Definições de estruturas de funcionamento das escolas |
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Situação em Setembro de 2015 |
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Etnia |
Estrutura de funcionamento das escolas no PPP |
Arara |
n/d |
Arara da Volta Grande do Xingu |
n/d |
Araweté |
n/d |
Assurini |
O PPP estabelece uma divisão do Ensino Fundamental em três ciclos, com a duração de três anos cada um (2400 horas). O terceiro ciclo ainda não está funcionando. Também há Ensino Infantil com alunos de 4 e 5 anos e duração de dois anos. |
Juruna |
n/d |
Kararaô |
n/d |
Kuruaya |
n/d |
Parakanã |
O PPP divide o Ensino Fundamental em 5 ciclos. O primeiro, para crianças de 4 a 5 anos, ocorre basicamente em língua Parakanã. Do 2º ao 5º ciclo o ensino é bilíngue, em Parakanã e Português. O 6º ciclo, equivalente ao Ensino Médio, seria inteiramente em Português. |
Xikrin |
n/d |
Xipaya |
O ensino na escola Xipaya está dividido em três ciclos. O primeiro, de dois anos (crianças de 4 a 5 anos, 1600 horas) complementa a educação recebida em casa pelas crianças, com uma formação voltada para a cultura do povo Xipaya. O segundo ciclo (6, 7 e 8 anos) se divide em 3 anos num total de 2400 horas, e corresponde ao início da alfabetização. Esta se dará em português até que os Xipaya retomem o uso cotidiano de sua língua materna. O terceiro ciclo (2 anos, 1600 horas), para crianças de 9 e 10 anos, completa a alfabetização e aprofunda conhecimentos nos outros componentes do currículo. |
n/d: não disponível (o povo não possui PPP publicado até setembro de 2015).