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Caracterização da demanda dos povos indígenas em relação à educação escolar indígena

Demandas dos povos indígenas para a educação escolar apresentadas no Plano de Ação do Território Etnoeducacional (TEE) Médio Xingu (2011)

1) Infraestrutura, com construção da rede escolar do TEE Médio Xingu

2) Ampliação da oferta dos níveis/etapas de ensino: ensino fundamental (anos finais), ensino médio (regular e/ou integrado à formação profissional, ensino superior

3) Formação de professores e da equipe escolar (inicial e continuada)

4) Material Didático e Paradidático que contemple as realidades socioculturais dos povos indígenas, especialmente valorizando as línguas maternas e a oralidade de cada povo

5) Transporte escolar: estudantes e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC)

6) Alimentação escolar, promovendo mudanças na legislação para desburocratizar a documentação de prestação de contas na compra da merenda escolar com a intenção de garantir a compra de produtos na própria comunidade

7) Ensino Superior, com oferta de cursos superiores em áreas diversas que contemplem as necessidades das comunidades indígenas a partir das demandas diagnosticadas

8) Fortalecimento dos Sistemas de Ensino e das Escolas Indígenas, com ampliação da equipe administrativa e pedagógica na escola indígena (diretor, orientador, supervisor, secretário), de acordo com a necessidade e modelo de gestão e organização da escola

 

NOTA TÉCNICA – 2015

O Plano de Ação do TEE Médio Xingu apresenta as demandas pensadas para a educação escolar indígena na região a partir de diagnóstico realizado em 2011, apontando divisões de responsabilidade entre as diversas instituições envolvidas.