Caracterização da demanda dos povos indígenas em relação à educação escolar indígena
Demandas dos povos indígenas para a educação escolar apresentadas no Plano de Ação do Território Etnoeducacional (TEE) Médio Xingu (2011) |
1) Infraestrutura, com construção da rede escolar do TEE Médio Xingu |
2) Ampliação da oferta dos níveis/etapas de ensino: ensino fundamental (anos finais), ensino médio (regular e/ou integrado à formação profissional, ensino superior |
3) Formação de professores e da equipe escolar (inicial e continuada) |
4) Material Didático e Paradidático que contemple as realidades socioculturais dos povos indígenas, especialmente valorizando as línguas maternas e a oralidade de cada povo |
5) Transporte escolar: estudantes e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) |
6) Alimentação escolar, promovendo mudanças na legislação para desburocratizar a documentação de prestação de contas na compra da merenda escolar com a intenção de garantir a compra de produtos na própria comunidade |
7) Ensino Superior, com oferta de cursos superiores em áreas diversas que contemplem as necessidades das comunidades indígenas a partir das demandas diagnosticadas |
8) Fortalecimento dos Sistemas de Ensino e das Escolas Indígenas, com ampliação da equipe administrativa e pedagógica na escola indígena (diretor, orientador, supervisor, secretário), de acordo com a necessidade e modelo de gestão e organização da escola |
NOTA TÉCNICA – 2015
O Plano de Ação do TEE Médio Xingu apresenta as demandas pensadas para a educação escolar indígena na região a partir de diagnóstico realizado em 2011, apontando divisões de responsabilidade entre as diversas instituições envolvidas.