Home > Comitê Gestor Indígena do PBA-CI > Empoderamento Indígena

Percepção sobre a frequência e qualidade da participação por povo, por gênero

Situação em setembro de 2015

Com relação à dinâmica da participação indígena no CGI nos referimos à analise descrita na Informação 233/2015 da Funai:

“Apesar de sua instalação, em 2012, o comitê só voltou a se reunir em 2014, após diversas pressões por parte dos indígenas. À época, o secretário executivo, que é o responsável pela gestão do Comitê, era da empresa Norte Energia S/A e não havia qualquer justificativa para a não convocação do mesmo.

Em 2014, com a mudança do secretario executivo [para um representante indígena], o comitê passa por algumas mudanças, consideradas pela Funai como necessárias e pertinentes, como a criação dos subcomitês, que discutiriam as questões locais em âmbitos locais. A partir de então, o comitê ganha uma regularidade, que vem sendo observada já neste ano de 2015” (p.39).

Os relatórios de andamento do PBA-CI apresentados pelo empreendedor destacam um efeito positivo da criação dos subcomités para melhorar a representatividade da participação e a qualidade de acompanhamento ao andamento local dos diferentes programas. Na reunião ordinária 5, em abril de 2015, foram as próprias lideranças Xipaya elogiaram publicamente a participação de cada vez mais pessoas de todos os diferentes povos nas discussões do CGI comentando que no inicio poucas pessoas falavam nas plenárias.

Ha contudo uma muito baixa representação feminina nas reuniões do CGI, restrita a algumas poucas lideranças Juruna, indígenas não aldeados e “citadinos”. A participação por faixa etária, apesar de não existir dados sistematizados, pelo acompanhamento às reuniões do CGI, destacam-se apenas alguns “velhos” representantes Xikrin e Kararaô que fazem as suas intervenções nas línguas nativas. A maior parte dos representantes indígenas são jovens na faixa dos 20 e 30 anos. O efeito dos subcomitês permite, nesse sentido, uma maior participação por gênero e faixa etária independentemente do grau de contato e barreiras lingüísticas.