Home > Malária > Controle Social

Canais de acesso a informação sobre a implementação do PACM

Situação em agosto de 2015

De acordo com as prefeituras, para acessar informação sobre as ações de controle da malária, a população deve procurar as secretarias municipais de saúde. Em Pacajá, foi relatado também o uso quinzenal de rádio comunitária para divulgação.

Foi relatada insatisfação com a falta de informação sobre as condicionantes e seu cumprimento.

Há um desconhecimento sobre o site do Ibama como fonte de informação sobre o processo e, quando utilizado, relatou-se dificuldades no acesso a documentos sobre o licenciamento.

De acordo com a Norte Energia, a empresa realiza atividades para o acesso à informação da população por meio de seu Programa de Interação Social e Comunicação, tais como: a produção e distribuição de materiais de comunicação; visitas e mobilizações a partir de Agentes de Comunicação; serviço de atendimento telefônico gratuito "Belo Monte Aqui"; programa de rádio e plataformas digitais como o website, blog, perfis no Facebook e no Twitter .

No 7o Relatório Semestral, relata que um "tema relevante, a partir da emissão da LI, foram as obras de infraestrutura na região, (...) a divulgação da entrega à comunidade dos novos equipamentos sociais, como escolas e postos de saúde."